quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aprendizados Inconvenientes

Considero toda forma de tristeza válida e tão construtiva quanto todas as formas de felicidade.

Tem de ser exaltados a angústia, o drama e a desesperança,
Pois delas foram constituídos gênios indiscutíveis como Shakespeare.
Mas onde esta a linha tênue de tanto sofrimento?
A tristeza pode ser viciante, como algumas pessoas são viciadas em mostrar felicidade o tempo todo,
Acredito que o segundo caso seja mais patológico que o primeiro,
Afinal, de que vale uma vida constituída apenas por preocupação com a propria imagem?

Declaro que aprendo muito mais nos momentos tristes,
Declaro também, que adoro aquela sensação nostalgica que muitas pessoas consideram um aperto no coração,
E ainda que adoro estar bem, e ainda assim ouvir aquela música dos Smiths, pra me fazer refletir um pouco.

Momentos que não voltarão, a pessoa amada perdida, uma pessoa querida que faleceu,
A distância de alguém, saudades, atitudes que magoaram,
Perspectivas que são congruentes de grande infelicidade, de um vazio no peito,
Mas, cara, pensa comigo,
De tudo isso, nada nos tira o ar dos pulmões, o sangue das veias ou os neurônios do cerébro,
Portanto, há sempre chance de viver denovo,
De viver momentos melhores que os do passado, de amar outros indivíduos,
De estar perto de quem a gente gosta ou de nos reconciliarmos com as pessoas.

Mas esteja sempre atento ao tamanho da sua felicidade e da superficialidade da mesma,
Atente-se em procurar um pouco a tristeza, as melhores lições saem de lá,
Não seja Epicurista, procure ficar sozinho, procure momentos de solidão,
Pois a solidão é externa, dado fato do encontro consigo mesmo,
Os amigos são o melhor bem que um homem pode possuir,
Mas também são os bens mais mais inconstantes que o homem tem,
Afinal, você não depende só de si para mantê-los!

2 comentários:

  1. Às vezes, quando minha vida transpira felicidade, eu paro um pouco e choro. Choro, de soluçar. Arrumo motivo, busco alguma coisa que me traga um pouco de depressão.
    E aí quando eu supero fico mais feliz do que estava antes.
    A tristeza pode nos exercitar para a auto-superação, sim.
    Concordo com seu texto, Gui.
    Não conhecia seu blog ainda, tou seguindo. Me visita lá. :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Meu.. Na boa.. Eu penso MUITO igual!
    Eu até tive uma tentativa FAIL de tentar expressar a mesma coisa no meu blog rs

    Acho a solidão muitas vezes necessárias, e que te recompõe de uma forma maravilhosa. Muitas vezes mais do que outras coisas.
    Adoro tirar um tempo comigo mesma rs

    AAah, Guilherme! Muita mara ;]]

    ResponderExcluir